Início / IHG Digital / Acervo Online / Hemeroteca
Jornal do Povo
O jornal O Exemplo foi publicado em Porto Alegre entre os anos de 1892 a 1930. Ele faz parte de um conjunto de periódicos, chamado atualmente pelos historiadores de imprensa negra, que foram produzidos para denunciar o racismo e divulgar as sociabilidades da população negra brasileira no período pós-abolição.
O Exemplo era um semanário distribuído por todo o Rio Grande do Sul e que serviu de modelo para outras iniciativas de fundação de jornais negros pelo interior do estado. A coleção que se encontra no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, datada dos anos de 1920 a 1930, carrega na lombada as iniciais D. B., que nos indicam que ela foi encadernada e mantida por Dario Bittencourt (1901-1974).
Ele seguiu a tradição do avô, Aurélio Viríssimo de Bittencourt (1849-1919), que foi jornalista, abolicionista e alto funcionário público, secretário particular de Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros, e de seu pai, Aurélio Júnior, advogado, juiz e fundador d’O Exemplo, em 11 de dezembro de 1892.
Dario Bittencourt assumiu funções diretivas no periódico em 1920, e ficou até o fechamento do jornal no início de 1930. Ele guardou a coleção d’O Exemplo por toda a vida, nos legando preciosa fonte de pesquisa de aspectos inusitados da organização social e política da população negra sul-rio-grandense.
Acesse as páginas do semanário e confira!
José Antônio dos Santos
Doutor em História - UFRGS.
Acesse os exemplares disponíveis:
1920 ... 1921 ... 1922 ... 1923 ... 1924 ... 1925 ... 1926 ... 1927 ... 1928 ... 1929 ... 1930
Orgam Republicano
O periódico O Rio Grande foi publicado entre os anos de 1890 e 1893, tendo circulado em um momento de instabilidade política: tratava-se do contexto de institucionalização republicana e de preparação da Revolução Federalista que logo ocorreria no estado.
Criado pela dissidência do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR), o jornal tornou-se o principal veículo de expressão das ideias desse grupo. Para além de Antão Gonçalves de Faria e Demétrio Ribeiro (editor e diretor de redação, respectivamente), foram seus colaboradores importantes personagens da história estadual, a exemplo de João de Barros Cassal, Sylvio Rangel, Dinarte Ribeiro, Ernesto Alves e Apolinário Porto Alegre.
Editado no município de Porto Alegre, o primeiro número de O Rio Grande foi dado a lume em 21 de outubro de 1890. Tratava-se de um jornal de periodicidade diária, comercializado de forma avulsa ou vendido mediante assinaturas semestrais ou anuais. A tiragem variou ao longo do tempo, chegando a 2500 exemplares no ano de 1891.
Enquanto fonte primária, o periódico permite aos pesquisadores acessarem uma série de assuntos de outro ponto de vista - o da dissidência e da oposição -, que não o do partido hegemônico naquele momento (PRR). Através de suas páginas é possível acompanhar as conjunturas de eleição às Constituintes e à deputação estadual e federal, as mudanças na administração estadual, a formação de agremiações como a União Republicana e o Partido Republicano Federal e, ainda, a eclosão da Revolução Federalista no contexto regional.
A coleção existente no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul é a única completa de que se tem notícia. A compilação original, em seu formato físico, está distribuída em sete volumes de livros encadernados, em bom estado de conservação. O acervo foi digitalizado no biênio 2017-2018, ficando, agora, disponível aos pesquisadores e ao público no seu formato online.
Acesse as páginas do periódico e confira!!
Tassiana Maria Parcianello Saccol
Doutora em História pela PUCRS. Membro Pesquisador do IHGRGS.
Nota do editor: Coleção do Jornal O Rio-Grande, colocado sob custodia do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul pela Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul. Sua digitalização foi realizada através da Bibliotheca Rio-Grandense de Rio Grande e da Universidade Federal do Rio Grande, graças ao empenho do Prof. Dr. Francisco das Neves Alves, presidente da Bibliotheca de Rio-Grande, docente da Universidade Federal do Rio Grande e membro desse IHGRGS.
Acesse os exemplares disponíveis:
© 2024 | Intituto Histórico e Geográfico do RS | Todos os direitos reservados
CNPJ 92.880.400/0001-57
Site projetado por W3layouts e Priscila P. Pinto