Projetos

Início   /   Projetos

Publicado em 02/09/2019


É com grande satisfação que informamos o início de mais um importante projeto de preservação de bens culturais do nosso estado. Nos próximos meses serão desenvolvidas as atividades que compõe o projeto Criação da Oficina de Restauro do Palácio Piratini (PRONAC 180938), proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul incentivado pelo Governo Federal - Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo a Cultura Federal com importante patrocínio do Banrisul. A Oficina de Restauro do Palácio Piratini, visa à recuperação de pequenas peças/elementos do Palácio, como balaustradas, pavimentação de pedras portuguesas, maçanetas, mobiliário, luminárias, para a manutenção deste importante patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul e da União.


Confira o release do projeto clicando aqui.


Patrocínio

Realização



Publicado em 02/09/2019


No âmbito das comemorações do Centenário do Palácio Piratini (2021) damos início a execução do projeto de Restauração do Mobiliário Histórico do Palácio Piratini (180836) proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul incentivado pelo Governo Federal - Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo a Cultura Federal e com o decisivo patrocínio do Banrisul. O projeto tem como objetivo o restauro do 1º lote do mobiliário histórico pertencente ao acervo de bens móveis e integrados do Palácio Piratini, visando deter o avanço no processo de degradação que ameaça a manutenção deste importante patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul e da União.


Confira o release do projeto clicando aqui.


Patrocínio

Realização



Publicado em 19/11/2018




Publicado em 12/11/2018




Publicado em 29/06/2018


O Ministério da Cultura e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul participam a população que as obras de climatização do 2º pavimento do Palácio Piratini foram concluídas no dia 10 de maio e entregues em sessão solene realizada no dia 17 de maio.

As intervenções ocorreram no âmbito do Projeto de Climatização do 2º pavimento do Palácio Piratini, incentivado pelo Ministério da Cultural através da Lei Rouanet.


Confira o release do projeto clicando aqui.


Realização

Patrocínio



Publicado em 21/03/2018


A Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul apresentam o projeto 'Inventário dos Institutos Históricos e Geográficos no Rio Grande do Sul: de guardiões da memória à custódia do patrimônio', inscrito no Edital do Concurso “Pró-Cultura RS FAC Memória e Patrimônio”. O projeto visa inventariar os 13 Institutos Históricos ainda ativos no Rio Grande do Sul, sobretudo no que diz respeito à trajetória institucional e aos bens culturais que fundamentam a existência da instituição. É uma oportunidade única de conhecer e dar visibilidade aos Institutos Históricos e Geográficos que assumem o papel de armazenar, processar e difundir os bens culturais sob sua responsabilidade.



"Este projeto está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC), Lei nº 13.490/10"