Projetos

Início   /   Projetos

Publicado em 22/12/2023




Publicado em 22/12/2023


Palácio Piratini inicia implantação do PPCI



Confira o release do projeto clicando aqui.



Publicado em 03/02/2023


Palácio Piratini finaliza a restauração do
mobiliário histórico

A ação visou preservar os bens patrimoniados da Sede do Executivo Gaúcho


Ao alcançar o marco de 100 anos, o Palácio Piratini intensificou seus projetos de restauro e conservação do prédio histórico. Nesse processo, a restauração do Mobiliário Histórico do Palácio Piratini passou a ser executada com patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul como proponente cultural. O projeto foi concretizado mediante incentivo fiscal, concedido pelo Governo Federal através do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultural, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Desde 1921, o Palácio Piratini foi mobiliado com peças das mais importantes movelarias do Estado, do país e do exterior. Esses móveis constituem uma expressiva e rara coleção histórica, artística e cultural. Por exemplo, o mobiliário do Salão Negrinho do Pastoreio é assinado por Arturo Jamardo, e diversos birôs, cadeiras e estantes, distribuídos pelos gabinetes, são oriundos da marcenaria da Casa de Correção de Porto Alegre, o antigo presídio da capital. A diversidade e a especificidade dessas peças cumpre o duplo propósito do Piratini: ser a sede do Executivo do Estado e a residência do governador.

Devido ao uso intenso e constante desse mobiliário, aliado ao desgaste temporal, muitas peças apresentavam desgastes, fragilidades e corrosões. A restauração do mobiliário visou evitar o avanço no processo de degradação que ameaça a manutenção destes itens patrimoniais. Através do serviço realizado por empresa especializada, os móveis foram revitalizados sem perder sua originalidade. A preservação em caráter emergencial se ocupou de 129 peças que estavam em processo avançado de degradação.

O restauro do mobiliário histórico foi executado pela restauradora Adriane Machado, tendo a supervisão e acompanhamento da equipe de arquitetos do Núcleo de Conservação e Memória do Palácio Piratini e da Profa. Dra. Carla Renata Antunes de Souza Gomes, Coordenadora Técnica do projeto pelo IHGRGS. A restauração do mobiliário foi concluída no mês de dezembro, conforme os prazos estabelecidos, e as peças já retornaram ao Piratini.

Nome do projeto: Restauração do Mobiliário Histórico do Palácio Piratini (Pronac 180836)


Link do site do Palácio Piratini: www.palaciopiratini.rs.gov.br

Instagram do Palácio Piratini: @palaciopiratini

Contato | e-mail: piratinipalacio@gmail.com




Publicado em 03/02/2023


Palácio Piratini investe na construção de
oficina de restauro

A ação visou preservar os bens patrimoniados da Sede do Executivo Gaúcho


O uso diário das dependências e dos bens do Palácio Piratini durante a existência centenária deste patrimônio gera desgastes e evidencia as fragilidades das peças históricas, tornando a conservação de inegável interesse público e dever da sociedade. O valor histórico, artístico e arquitetônico dessa construção e o caráter de sede do governo exigem ações permanentes e constantes para a sua conservação.

Para os projetos de manutenção e restauro do edifício e dos seus bens, foi implementada a Oficina de Restauro do Palácio. Esse projeto cultural foi proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) em atenção ao Protocolo de Intenções firmado com o Governo do Estado, realizado nos termos da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). A ação foi executada mediante incentivos fiscais, concedidos pelo Governo Federal através do Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura.

A implantação da Oficina de Restauro do Palácio Piratini visa a recuperação de pequenas peças, pavimentação de pedras portuguesas, recuperação de maçanetas, mobiliário e luminárias, com o objetivo de conservar e salvaguardar este patrimônio gaúcho. Os objetivos são a conservação do Complexo do Palácio Piratini e dos seus bens móveis e integrados tombados em conjunto com a edificação, e a ampliação e melhora da vivência no local, proporcionando um ambiente preservado para funcionários e visitantes, além de equipar e suprir a oficina de restauro.

A Oficina de Restauro já está em pleno funcionamento, contribuindo com a preservação de peças e detalhes do Piratini e, por consequência, preservando a história do Estado do Rio Grande do Sul.

Nome do projeto: Criação da Oficina de Restauro do Palácio Piratini (Pronac 180938)


Link do site do Palácio Piratini: www.palaciopiratini.rs.gov.br

Instagram do Palácio Piratini: @palaciopiratini

Contato | e-mail: piratinipalacio@gmail.com




Publicado em 18/12/2021



O Ministério do Turismo, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e o Governo do Estado do RS, com o incentivo do Governo Federal via Lei de Incentivo a Cultura Federal e o decisivo patrocínio do Banrisul apresentam a Oficina de Restauro do Palácio Piratini em Porto Alegre/RS. A Oficina já está em funcionamento, possibilitando a realização de ações de manutenção visando à conservação do Complexo do Palácio Piratini e seus bens móveis e integrados tombados em cojunto com a edificação. O projeto agora está em fase de compra de equipamentos, materiais e ferramentas.



Publicado em 25/06/2021




Publicado em 24/06/2021




Publicado em 02/09/2019


É com grande satisfação que informamos o início de mais um importante projeto de preservação de bens culturais do nosso estado. Nos próximos meses serão desenvolvidas as atividades que compõe o projeto Criação da Oficina de Restauro do Palácio Piratini (PRONAC 180938), proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul incentivado pelo Governo Federal - Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo a Cultura Federal com importante patrocínio do Banrisul. A Oficina de Restauro do Palácio Piratini, visa à recuperação de pequenas peças/elementos do Palácio, como balaustradas, pavimentação de pedras portuguesas, maçanetas, mobiliário, luminárias, para a manutenção deste importante patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul e da União.


Confira o release do projeto clicando aqui.


Patrocínio

Realização



Publicado em 02/09/2019


No âmbito das comemorações do Centenário do Palácio Piratini (2021) damos início a execução do projeto de Restauração do Mobiliário Histórico do Palácio Piratini (180836) proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul incentivado pelo Governo Federal - Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo a Cultura Federal e com o decisivo patrocínio do Banrisul. O projeto tem como objetivo o restauro do 1º lote do mobiliário histórico pertencente ao acervo de bens móveis e integrados do Palácio Piratini, visando deter o avanço no processo de degradação que ameaça a manutenção deste importante patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul e da União.


Confira o release do projeto clicando aqui.


Patrocínio

Realização



Publicado em 19/11/2018




Publicado em 12/11/2018




Publicado em 29/06/2018


O Ministério da Cultura e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul participam a população que as obras de climatização do 2º pavimento do Palácio Piratini foram concluídas no dia 10 de maio e entregues em sessão solene realizada no dia 17 de maio.

As intervenções ocorreram no âmbito do Projeto de Climatização do 2º pavimento do Palácio Piratini, incentivado pelo Ministério da Cultural através da Lei Rouanet.


Confira o release do projeto clicando aqui.


Realização

Patrocínio



Publicado em 21/03/2018


A Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul apresentam o projeto 'Inventário dos Institutos Históricos e Geográficos no Rio Grande do Sul: de guardiões da memória à custódia do patrimônio', inscrito no Edital do Concurso “Pró-Cultura RS FAC Memória e Patrimônio”. O projeto visa inventariar os 13 Institutos Históricos ainda ativos no Rio Grande do Sul, sobretudo no que diz respeito à trajetória institucional e aos bens culturais que fundamentam a existência da instituição. É uma oportunidade única de conhecer e dar visibilidade aos Institutos Históricos e Geográficos que assumem o papel de armazenar, processar e difundir os bens culturais sob sua responsabilidade.



"Este projeto está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC), Lei nº 13.490/10"