A Mapoteca do IHGRGS



Homenagem aos construtores da Mapoteca do IHGRGS

     As instituições são criadas por pessoas, suas idéias, sonhos e ações capazes de transformar e criar novas realidades. O esforço da preservação da produção das técnicas de elaboração dos conhecimentos geográficos e de sua memória no IHGRGS é o resultado da ação de três homens de diferentes gerações.

     Affonso Guerreiro Lima, de Sapucaia, incansável professor oriundo da Escola Normal, autor de obras didáticas de história e geografia, pioneiro na apresentação gráfica nos livros didáticos.

     Depois, Lourenço Mário de Carvalho Prunes que veio do Alegrete à Faculdade de Direito de Porto Alegre, alcançando rapidamente a magistratura. Executava como Desembargador com afinco e entusiasmo o ensino de Geografia Humana na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universiade do Rio Grande do Sul.

     Depois dele, Raphael Copstein que veio de Rio Grande. Cursou o bacharelado e a licenciatura em Geografia e Historia para depois ser professor de Geografia Humana na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sendo um pioneiro ao fazer especialização na França, na Universidade de Toulouse.

     Os três geógrafos e membros do Instituto Histórico e Geográfico do RS doaram para o Instituto suas valiosas mapotecas que hoje constituem um orgulho à Instituição. Eles foram os construtores. A eles, a nossa homenagem.





Principal

Preservação do Acervo Cartográfico do
Instituto Histórico e Geográfico do RS