APRESENTAÇÃO TÉCNICA:

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul possui em seu acervo a preciosa documentação pessoal do político republicano Antônio Augusto Borges de Medeiros, doada ainda em vida – 1960 – por esse eminente personagem da História Rio-Grandense.

Constando de mais de 30.000 documentos, essencialmente correspondência de seus correligionários políticos, foi colecionada pelo doador durante sua vida pública e após sua retirada da política. A correspondência abrange o período de 1898 a 1960, contudo, encontra-se, também, documentos relativos à formação do Partido Republicano Rio-grandense, documentos pessoais e cartoriais, que abrangem boa parte do século XIX (1835 – 1895). Essa última documentação permite-nos ter uma rápida visão da História do Rio Grande do Sul durante o Império.

O fundo foi organizado, inicialmente, seguindo o critério topográfico e cronológico. Para facilitar a busca das informações e atualizá-lo, o atual projeto previu a inserção dos documentos em uma base de dados informatizada e a execução de um inventário analítico, sob a forma de CD. Para tanto, a documentação recebeu um tratamento serial, segundo os critérios de tipologia e temático, mas manteve-se, fisicamente, a ordenação original.

O arquivo Borges de Medeiros está arranjado em 5 séries, assim distribuídas:

- Correspondência, subdividida em 3 subséries: correspondência passiva, correspondência ativa e telegramas;
- Documentos Pessoais;
- Governo, subdividida em 2 subséries: Executivo Estadual e Intendências Municipais;
- Partidos Políticos, subdividida em 2 subséries: Partido republicano Rio-Grandense e União Democrática Nacional;
- Recortes.

Esse inventário inclui a primeira parte do acervo e a mais extensa, deixando para uma segunda etapa a correspondência ativa e os telegramas. A série “Governo” contém documentos relacionados à sua passagem pelo Executivo, enquanto a série “Partidos Políticos” inclui documentos pertinentes à formação dos partidos ao qual se filiou. Para facilitar as buscas por parte do pesquisador, optou-se por colocar em cada documento uma lista dos temas ao invés da súmula. Para tanto se buscou ser o mais objetivo possível, seguindo normas de indexação. Isso proporcionará a busca por nomes, datas, localidades e por palavras-chave.

Preocupados com a difusão da informação, estamos confiantes que esse inventário será fundamental para agilizar as pesquisas sobre esse personagem, que viveu em uma época tão rica em mudanças.

Liana Bach Martins



Voltar