Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul


           O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul tem por finalidade promover estudos e investigações sobre História, Geografia, Arqueologia, Filologia, Antropologia e campos correlatos de conhecimento, principalmente centrados no Rio Grande do Sul. Preserva a memória rio-grandense através de fundos documentais e acervos bibliográficos que servem, também, para embasar as investigações e a construção de massa crítica sobre seu objeto de trabalho.

Clique para ampliar
Diploma de Antonio Dias da Costa membro do IHG da Província de S.Pedro,
de 26 de fevereiro de 1860 e assinado pelo Barão de Porto Alegre.


Clique para ampliar
Diploma de Armando Dias de Azevedo membro do IHGRS,
de 19 de abril de 1923 e assinado pelo Des. Florencio de Abreu.

           O IHGRGS é legatário de uma tradição que começa em 1855, com Cansansão de Sinimbu, então Presidente da Província. Sinimbu criou o primeiro Instituto Histórico do Rio Grande do Sul, no próprio Palácio do Governo, sendo ele o Presidente e o barão (futuro conde) de Porto Alegre o vice. Com o retorno de Sinimbu para a Corte, os membros do Instituto não mais se reuniram. Em 1860 o barão de Porto Alegre, refundou-o. Nessa fase o Instituto lançou uma revista da qual dois números foram editados. Em razão da Guerra do Paraguai o Instituto suspendeu suas atividades.


Cansansão de Sinimbu

Barão (futuro conde) de Porto Alegre

           Em 1920, Octavio de Faria, o capitão Manoel Joaquim de Faria Corrêa, o tenente Souza Docca, Aurélio Porto e o Padre Hafkelmeyer juntamente com o Desembargador Florêncio de Abreu e o apoio decisivo do Governador Borges de Medeiros, atentos aos esforços de Sinimbu e de Porto Alegre, recriaram-no, realizando a primeira sessão desse novo momento em 5 de agosto de 1920 e assentando sua fundação em 19 de novembro daquele mesmo ano.



Octavio de Faria

Manoel Joaquim de Faria Corrêa


Souza Docca

Aurélio Porto


Padre Hafkelmeyer

Florêncio de Abreu


Borges de Medeiros

           Sua primeira diretoria ficou assim constituída:

           Presidente – Florêncio Carlos de Abreu e Silva; Vice-Presidente – Delfino Riet; 1º Secretário – Franscisco de Leonardo Truda; 2º Secretário – Eduardo Duarte; Orador – E. F. de Souza Docca; Tesoureiro – Amaro Baptista; Bibliotecário – Armando Dias de Azevedo.

           Foram presidentes do IHGRGS: Florêncio de Abreu; Francisco Rodolfo Simch; Leonardo Macedônia; Othelo Rosa; Manoel Duarte; Adroaldo Mesquita da Costa; Eduardo Duarte; Moysés Vellinho; Guilhermino César; Laudelino de Medeiros, Sérgio da Costa Franco, Luiz Alberto Cibills e Gervásio Rodrigo Neves.


Guilhermino Cásar

Adroaldo Mesquita da Costa

           Os confrades, já falecidos, que por relevantes serviços prestados ao IHGRGS e por ações concretas realizadas em pról da cultura rio-grandense que foram distinguidos como membros beneméritos são: Getúlio Vargas, Mem de Sá, Edgar Luiz Schneider, Guilhermino Cesar, Ildo Meneghetti, João Maria Balem, Thomaz Carlos Duarte, Walter Perachi Barcelos e Walter Jobim. Pelas mesmas razões foram distinguidos como membros honorários: Antônio Augusto Borges de Medeiros, Florêncio Carlos de Abreu e Silva, Joaquim Francisco de Assis Brasil, Leonardo Macedônia Franco e Souza, Manuel Theóphilo Barreto Vianna e Protásio Antônio Alves.


Thomaz Carlos Duarte

Mem de Sá

Walter Jobim

           A atual sede foi inaugurada em 5 de agosto de 1970 e sua construção e instalação teve como seu principal artífice Mário Calvet Fagundes.


Índice